Desenvolvida há mais de quatro mil anos pelos chineses, a técnica da Acupuntura consiste em estimular certas regiões anatômicas do corpo denominadas pontos de Acupuntura. Estes pontos de energia podem ser ativados por estímulos físicos provocados pela pressão do dedo, de uma esfera metálica, calor, eletricidade, magnetismo, cor, laser, esparadrapo e agulha, que é o instrumento mais utilizado para a sua prática. Quase indolor, as agulhas de acupuntura são muito finas e a introdução na pele é feita através de técnicas especiais, permanecendo no corpo por um período médio de 20 a 40 minutos.
Embora a razão mais comum pela qual um paciente seja encaminhado por indicação médica ou de profissionais de saúde à acupuntura, seja a dor, tem-se tornado cada vez mais frequente a procura às clínicas de Medicina Tradicional Chinesa por pacientes acometidos de distúrbios emocionais (sendo o stress, a depressão e a ansiedade as queixas mais relevantes), transtornos alimentares e metabólicos (incluindo o tratamento da obesidade), distúrbios gênito-urinários (com excelentes resultados no tratamento de infertilidade e de transtornos menstruais) e até mesmo de disfunções estéticas em que a terapêutica se enquadra como um serviço de saúde psicossocial e cultural.
A introdução das finíssimas agulhas é feita após imobilização da pele, que é levemente pressionada. A agulha é então girada em movimento de vaivém até que perfure a pele e penetre mais profundamente, alcançando o canal de energia.
Para a prática da acupuntura, além do corpo físico é considerada também a existência de canais invisíveis de energia chamados meridianos, que formam em toda a extensão do corpo uma rede fluida energética interligando órgãos, tecidos e células.
Na acupuntura, as doenças são vistas como disfunções energéticas onde a energia não circula fluentemente pelos meridianos, surgindo então áreas congestionadas com excesso de energia e outras deficientes.
Os benefícios da acupuntura extrapolam tratamento da dor permeando aspectos de prevenção a doenças e conquista da qualidade de vida. Todo o tratamento ou a prática da técnica serve para estimular o sistema imunológico e energias do organismo no alívio das dores tanto crônicas quanto agudas, além de permitir o prolongamento dos períodos de bem-estar e de saúde, impedindo o aparecimento de doenças.
Já reconhecida no Brasil como uma especialidade médica, a acupuntura traz inúmeros benefícios ao corpo humano, melhorando de forma sistêmica o seu funcionamento. Aliás, a base do tratamento pela acupuntura predispõe o reestabelecimento das energias que circulam no organismo e consequentemente melhorando as funções vitais e funcionamento dos órgãos.
Dentre os benefícios citados pela utilização da acupuntura estão, não apenas o tratamento de patologias, como também a conquista do bem estar corporal, psíquico e social, uma vez que inúmeros aspectos e patologias já são tratadas pela técnica.
Quer conhecer mais sobre os meridianos por onde circula a energia Qi, leia mais no Wikipedia https://pt.wikipedia.org/wiki/Qi
INDICAÇÕES MAIS COMUNS PARA O USO DA ACUPUNTURA
Ligue para: (71) 3168-8888 ou entre em contato pelo formulário abaixo: